Harmonização vocal

Harmonização Vocal

Olá pessoal,

fico muito honrando em poder participar desse canal contribuindo com dicas sobre divisão vocal. A saber que não pretendo esgotar o assunto e sim contribuir com dicas fáceis para aplicação no seu grupo vocal.

A música, segundo a teoria musical, é formada de três elementos principais. São eles o ritmo, a harmonia e a melodia. Entre esses três elementos podemos afirmar que o ritmo é a base e o fundamento de toda expressão musical. Sem ritmo não há música. Acredita-se que os movimentos rítmicos do corpo humano tenham originado a musica. O ritmo é de tal maneira mais importante que é o único elemento que pode existir independente dos outros dois: a harmonia e a melodia.

A harmonia, segundo elemento mais importante, é responsável pelo desenvolvimento da arte musical. Foi da harmonia de vozes humanas que surgiu a música instrumental.

A melodia, por sua vez, é a primeira e imediata expressão de capacidades musicais, pois se desenvolve a partir da língua, da acentuação das palavras, e forma uma sucessão de notas característica que, por vezes, resulta num padrão rítmico e harmônico reconhecível.

O que resulta da junção da melodia, harmonia e ritmo são as consonâncias e as dissonâncias. Assim temos a musica. Faço uso das palavras do Dr. Adamo Prince pra definir essa arte quando diz que a música acontece no tempo, ao passo que as artes visuais decorrem no espaço.

Para eu poder falar de divisão vocal, é de suma importância que o cantor ou o instrutor vocal tenha o conhecimento de como funciona o campo harmônico. Partindo desse ponto, quero frisar nas funções mais importantes de um campo harmônico no modo que é a Tonica, Subdominante e Dominate: no caso pegando como exemplo a tonalidade de Dó (C) maior, seria assim: Dó(C) Tônica – Fá(F) Subdominante e o Sol(G) Dominante. Só com essas três funções, ou melhor, com esses três acordes eu consigo cobrir praticamente toda uma musica na sua divisão vocal.

Usando a musica “Quero Subir” do DT 4 como exemplo, vou pegar a primeira linha do verso “que-ro su-bir, ao mon-te san-to de si-ão”, a melodia dessa linha é mi-ré  dó-dó  dó  dó – ré  mi – fa   sol  sol-sol. Na divisão vocal contemporânea o soprano (geralmente) faz a melodia e a partir dela montamos o acorde

que-ro su-bir,  ao mon-te san-to de si -ão

com o contralto e o tenor. O contralto é uma voz que se monta numa linha melódica abaixo a do soprano. Pra quem entende mais de teoria, o contralto geralmente está numa 3a ou numa 4a abaixo da linha do soprano. No tenor também seguem o mesmo caso do contralto, só que ele encontra-se em relação ao soprano num intervalo de 6a ou 7a da nota do soprano. Para exemplificar melhor, usando a dica sobre utilizar somente as funções Tonica(T) Subdominante(Sb) e Dominante(D) na tonalidade de Dó(C) maior ficaria assim:

O acorde de Dó(C) no seu estado primitivo (fundamental) é composto pelo dó+mi+sol / o de Fá(F) fá+lá+dó /e o de Sol(G) sol+si+ré. Esses acordes além do estado primitivo temos mais duas formações (ou inversões).

*Glossário Tr=Tenor / Contralto=Cto / Soprano=SP

Aplicando tudo isso na 1a linha do verso da musica “Quero Subir” ficaria assim:

mi   -  ré       dó   -   dó      dó       dó   –   ré       mi  -  fa         sol      sol  -  sol Soprano

dó   -  si        sol  -  sol       sol      sol   –   si        dó  -  dó       ré       ré  -  ré    Contralto

sol  -  sol       mi  -  mi       dó       dó   –   sol      sol  -  lá        si         si   –   si Tenor

que  -  ro     su  -  bir,     ao    mon  -  te    san  -  to    de       si  -  ão

C(2) – G(p)   C(1) – C(1)   C(1)      C(1)   –   G(p)   C(2) -  F(1)  G(1)   G(1) – G(1)*

T    –     D       T    –    T         T            T     –     D         T    -   Sb      D       D   -    D**

*(p) = Primitivo  (1) = Primeira inversão  (2) = Segunda Inversão
**T = Tônica   D = Dominante  Sb = Subdominante

no exemplo acima, vocês podem perceber que a divisão vocal segue de cima pra baixo. Nas disposições das notas da melodia, quando vamos montar os acordes do vocal, você também pode perceber que embora seja os mesmo acordes, contudo suas formações se alteram de acordo com o movimento da melodia. Esse exemplo não quer dizer que somente deve ser feito desse jeito mas é uma das formas a utilizar. Perceberam que só utilizei as principais funções do campo harmônico?

Bom gente, isso só é pra dar um gostinho do que está por vir. O intuito destes estudos não é que você consiga saber tudo sobre hamonização, ou seja, divisão vocal, e sim, que você aprenda aquilo que realmente vai usar. Teremos alguns vídeos com explicações e demonstrações práticas disso que estamos falando, portanto fique tranquilo e tente captar o máximo que puder! A linguagem sera basicamente assim, misturando um pouco de teoria musical com uma linguagem facilitada e exemplos para poderem experimentar a linha de raciocínio apresentado.

Um abraço e até breve!

Junior Giovanini
Fez parte da banda CTMDT e do Ministério Diante do Trono
Tecladista, arranjador instrumental e vocal da Igreja Batista Central de Belo Horizonte
twitter.com/juniorgiovanini

Compartilhar:

30 respostas para “Harmonização vocal”

  1. Phelipe disse:

    Cara é este tipos de matérias que pesquiso na net e não acho. que bom que voce fez e espero acompanhar apartir de agora com muitas informações. seria vom voce gravar umas video aulas sobre estes assuntos.

  2. Alessandra disse:

    esse site é td o que precisavamos….Obrigadaaa….Deus abençoe a todos vcs.

  3. Keylla Raquel disse:

    Nossa!!! Amei!!
    É muito proveitoso pra quem lida em ministérios esse tipo de material. Parabéns pela ideia!

  4. Walter disse:

    Excelente matéria.

  5. Cah Rocha disse:

    Muito da hora esse material! Queremos mais!! haha Valeu pela disponibilidade. GodBless!

  6. bruna luana dias disse:

    Muitoooo bom esse site…. vai me ajudar mais a crescer no meu ministério e no chamado de Deus para minha vida… Gostei muitoooo,Parabéns q Deus continue abençoando vcs! bjo

  7. Bruno silva disse:

    OLÁ, O QUE MAIS GOSTEI FOI A LINGUAGEM QUE VOCÊ APRESENTA. ESPERO QUE VOCÊ DÊ SEGUIMENTO A ESSE MATERIAL, POIS É MUITO ABENÇOADOR. DEUS TE ABENÇOE!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Barbara disse:

    Olá!! Muito bom!!! Vai esclarecer muito, para muitos… =) Acho que seria legal também, se possível, de colocar as notas. Para quem não lê notas, é ótimo assim, mas seria legal ter as duas opções. Não sei se é possível. Be blessed!

    • No momento estamos trabalhando com uma linguagem bem simples… num outro momento (está previsto) não só vamos ensinar a ler partitura como também vamos deixar vários materias nessa linguagem…Abçs

  9. Mirian disse:

    Estou divulgando a todos! Muito bom este site…

  10. MARCIO GUITA disse:

    OLA! JUNIOR. NÃO SEI SE VOCÊ TEM IDEIA DO SEU TRABALHO DIVULGADO NA INTERNET. SE NÃO SABE EU VOU TE DIZER. É DE MAIS CARA, SABE VOC~E TIROU UMA DUVIDA MINHA QUE EU TINHA A MUITO TEMPO. ESPERO ENCONTRAR MAIS TRABALHOS SEUS. DEUS TE ABENÇOE.
    MÁRCIO GUITA.

  11. Sou Backing Vocal na minha igreja, e quero muito me aperfeiçoar nisto, infelizmente não tenho dinheiro para pagar um curso de música, tenho um pouco de teoria por ter começado a fazer teclado mas tive que parar por causa do vestibular, Aguardo ansiosamente as vídeo-aulas pois creio ser um canal de Deus para que eu possa dar a Ele com Excelência o que Ele tem me dado
    Se Possível peço também exercícios vocais em vídeos, tenho feito alguns pelo youtube. Muito Obrigado por esse espaço que tenho certeza que veio do coração de Deus para abençoar os ministérios de louvor das igrejas brasileiras, Abraços No amor do Pai!

  12. Gustavo disse:

    Site muito bom! Vai ajudar muito nas igrejas! Isso é bom porque mostra que em uma equipe de louvor é preciso um lider!

  13. Mary disse:

    Junior, que Deus abençoe muito seu ministério por se dispor voluntariamente para ensinar e passar um pouco de tanta coisa que você já aprendeu!

    Sou levita também há quase 11 anos e na área do louvor, infelizmente, nem todos estão dispostos a serem vasos humildes como você foi somente por esta postagem.

    Que o Senhor levante mais e mais adoradores com mais humildade e sinceridade no nosso meio!!!

  14. Ana Paula disse:

    Muito boa matéria mesmo. É realmente do tipo que a gente procura na net e não acha ainda mais com letras de músicas evangélicas. Parabéns pelo belíssimo artigo. Vou sempre estar por aqui, tenho muito interesse, pois faço parte do minsitério de louvor e com certeza isso ajudará bastante. Abraços, Deus abençõe!

  15. JULI disse:

    POXA QUE BÊNÇÃO, ESSE SITE ESTOU MUIO FELIZ! ME AJUDA MUITO. UM ABRAÇO.

  16. Muito bom my friend.!! é por isso que você é o Maestro da banda….kkk

  17. Uelinton Costa disse:

    Muito bom o artigo, Deus continue abençoando!!!

  18. JOAO RAYMUNDO disse:

    A IDEIA DO VÍDEO AULA É BASTANTE INTERESSANTE.
    A CARÊNCIA DE INFORMAÇÃO NESSA ÁREA É MUITO GRANDE!

  19. Bruno Edmundo disse:

    Glórial à Deus por esse site; é muito instrutivo! Eu gostaria de saber como eu faço pra achar a linha melodica de uma música, pois sem ela não tem como fazer a divisão vocal. Obrigado e glória à Deus pela matéria!

  20. Willian disse:

    Ótimo artigo !!! Esperando por mais !

  21. Edna disse:

    Foi muito bom e que Deus os abençoe, passarei para os demais da equipe de louvor da minha igreja

  22. Tiago disse:

    Excelente, simples e objetivo!

  23. Herick Viana disse:

    Gente, cade o movimento do site?
    Estou em oração por vcs!

  24. Luciano disse:

    Junior,muito bom mesmo, se possivel envia para nós partituras com divisão no encore, Deus abençoa pela sua vida.

  25. jesiel disse:

    Muita informação boa, continuem assim! Deus abençoe.

  26. Alano Chaves disse:

    Parabens.. sempre precisamos melhorar o louvor para nosso Deus..

Deixe uma resposta