Direct in box 02

direct box imp 2

Casamento de Impedância

A impedância é a capacidade que um circuito ou um componente eletro-eletrônico tem de opor dificuldade à passagem da corrente elétrica, em linhas gerais ela é a soma de dois componentes: a resistência e a reatância.

Se observarmos a impedância sob o ponto de vista da freqüência, veremos que a resistência é constante enquanto a reatância varia. Isto quer dizer que a freqüência do sinal que passa pelo circuito não afeta a resistência, mas altera a reatância, influenciando o resultado final da impedância.

A reatância pode ser de dois tipos: indutiva (associada às bobinas) ou capacitiva (associada aos capacitores). A reatância indutiva é diretamente proporcional à freqüência, isto é, aumenta com o aumento da freqüência, enquanto a reatância capacitiva é inversamente proporcional à freqüência, diminuindo com o aumento dela. Os valores da resistência e da reatância são medidos em Ohm, que é representado pelo símbolo Ω.

“Mas como isto afeta nosso trabalho com áudio?”, você pode perguntar. Deixe-me responder de forma bastante resumida: a impedância final do sistema será a soma de todas as impedâncias envolvidas (p. ex: instrumento musical, cabos e caixa ou console de mixagem). Um sistema com dispositivos de alta impedância, como os compostos por instrumentos musicais, é mais suscetível à capacitância dos cabos, que aumenta proporcionalmente a seu comprimento. Esta capacitância é combinada com as impedâncias dos dispositivos fonte e destino gerando um filtro, que afeta a resposta de freqüência do sistema, geralmente degradando os graves. Manter a impedância baixa é de extrema importância para a saúde da resposta de freqüência do sistema.

É neste ponto que os DI’s tornam-se importantes, pois fazem a conversão da impedância do instrumento de alta para baixa, mantendo a resposta do sistema saudável. Este processo é chamado casamento de impedâncias.

Retirado de: www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/sonorizacao/direct_box.htm

Jean Haberman
Técnico de som, professor do CTMDT e palestrante
Atual técnico de som do ministério Nívea Soares
twitter.com/jeanhaberman

Compartilhar:

4 respostas para “Direct in box 02”

  1. Diego Negreiros disse:

    Grande Jean!!! Vídeo muito bom, com certeza acrescentou muito. Vídeo de ótima qualidade, tanto que percebi que vc continua roendo unhas em 4:22…rsrsrs’ Só pra zoar mesmo!!!
    Saudades das suas aulas… Grande abraço… O site (Você) está de parabéns!!!!

  2. Diego Negreiros disse:

    Ahh, saudades de você tbm claro!!!

  3. Saulo disse:

    Kara valeu! tirou muitas duvidas minhas

  4. André Silva disse:

    Ótimo vídeo, Jesus continue o abençoado

Deixe uma resposta