A importância do treinamento I

img-treinamento1

Iniciaremos uma série de estudos sobre a importância do treinamento dos “técnicos de som” e como isso influencia diretamente não só a vida do técnico mas também do público a quem ele atende.

INTRODUÇÃO

Quando ouvimos uma mensagem impactante, um louvor ungido ou um testemunho inspirador, nós logo queremos cumprimentar o ministro, ou no mínimo sentimos vontade de demonstrar o quanto sua contribuição foi importante para nossas vidas. Mas seja franco consigo mesmo, quantas vezes você cumprimentou o técnico de som ao final de uma reunião em que o som não apresentou nenhuma irregularidade?

Costumo dizer que o técnico de som só é lembrado quando algum cabo falha, ou quando acontecem as famosas microfonias. É impressionante e até engraçado ver que enquanto tudo está bem nem lembramos que existe alguém operando o som, mas quando ouvimos um ruído estranho, quase que com um movimento sincronizado, olhamos para o técnico de som.

Se você procura um ministério de destaque, em que as pessoas te reconheçam na rua, ou que você receba aplausos e elogios, já vou lhe adiantando, esse ministério não se parece em nada com o ministério de som. O ministério de som é um ministério de apoio, e posso até dizer que é um ministério de bastidores, ou para ser mais chique, um ministério background.

Antes de explorarmos os aspectos técnicos e práticos do ministério de som, temos que ter firmado em nossas mentes a importância deste ministério e o porquê é extremamente necessário o preparo de cada indivíduo para desempenhá-lo:

1 – Responsabilidade Espiritual:

Gosto muito desta expressão: Ministro de Som, e creio que não exista classificação melhor quando nos referimos a uma pessoa ou equipe que lida com o som em nossas igrejas. Esse conceito ainda não está enraizado em nossa cultura cristã, reservamos o adjetivo ministro aos pastores, obreiros ou em alguns casos aos lideres de louvor, mas em geral nos esquecemos que quando fazemos algo para Deus que lida diretamente com Sua igreja estamos exercendo um ministério.

O técnico de som é uma das únicas pessoas que participa ativamente do início ao fim do culto (e até mais que isso), ele é o primeiro a chegar e o ultimo a sair. Ele abre o culto, faz o louvor, recolhe as ofertas, prega, testemunha, ministra a ceia, ora pelos enfermos, dá os avisos e encerra o culto. Entende onde quero chegar? O Técnico de som é um Ministro!

O versículo base para o ministério de som esta no capítulo 10 de Romanos:

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” Rm 10:17

Não pense que estou forçando a barra, ou distorcendo um versículo ao meu favor, pense comigo: De que adianta uma equipe de louvor bem ensaiada e com musicas com letras fortes se ninguém conseguir entender o que esta sendo dito? Ou ainda, as pessoas serão libertas pela mensagem se elas não conseguirem sequer ouvir o que o pastor está pregando?

A palavra de Deus deve ser ouvida para produzir fé e o ministro de som tem a missão de fazer com que isso aconteça do começo ao fim do culto, sua única tarefa é criar um ambiente em que a palavra possa ser ouvida, entendida e assimilada.

Quando temos este entendimento, começamos a pensar nas obrigações que um ministro possui, não falo apenas de conhecimento humano, mas de intimidade com Deus. O apóstolo Paulo nos ensina como deve ser a vida de um ministro quando escreve sua primeira epístola a Timóteo. Dentre muitos conselhos Paulo diz:

“… sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé e na pureza I Tm 4:12

O ministro de som deve ter maturidade espiritual e ser exemplo para os fiéis, deve dedicar tempo a leitura da bíblia, oração e às práticas espirituais. O conhecimento humano e a excelência técnica de nada valem se não soubermos à quem estamos servindo. A busca pela capacitação deve ser o reflexo de nossa vontade de servir ao nosso Deus com o nosso melhor.

Leia também: A importância do treinamento II

Jean Haberman
Técnico de som, professor do CTMDT e palestrante
Atual técnico de som do ministério Nívea Soares
twitter.com/jeanhaberman

Compartilhar:

11 respostas para “A importância do treinamento I”

  1. Olá, Jean! Gostaria de saber onde você estudou para ser técnico de som, refletindo, assim, seu desejo de dar o melhor para o Senhor?
    Desde já sou grata pela atenção e pela disponibilidade dos idealizadores desse site, o qual certamente será auxílio para os ministérios que Deus tem suscitado no Brasil e nas nações.

    • jean disse:

      Olá Noélia, fiz vários cursos com professores particulares (profissionais da área), mas leio muito material sobre som e participo de foruns de discussão que em geral são as melhores fontes de informação na área, uma vez que a tecnologia está em constante evolução e o que se estuda em um mês no outro já está ficando obsoleto. Existem muitos livros técnicos bons e existem também cursos em instituições, mesmos sendo 99,9% destas instituições seculares, muitas deles tem cursos voltados específicamente para técnicos de som em igreja.
      Aproveite o conteúdo do site! Grande abraço.

  2. Jéssica Amaral disse:

    Olá, Jean! Foi muito impactante o que você escreveu sobre o Ministério do Som. Lembrei me de um ministro de pessoas que conheço que acham que operar o som não requer responsabilidade nenhuma com a obra ou a Palavra, ou mesmo com uma vida em santidade. Lamento muito quando vejo pessoas com essa visão por isso, gostei muito da maneira como você esclareceu a importância e a missão do ministro de som na igreja. Obrigada! Que Deus te use mais e mais!

  3. Susan Silva disse:

    Jean

    @jeanhaberman meu professor de sonoplastia….

    parabéns pelo site!!!

    está lindo…

  4. Reginaldo disse:

    véio muito bom m artigo. Vc q o curso da promusic em bh d engenharia d audio daria uma base boa p tecnico d som? Deus abencoe muito vc!

  5. Site excelente. Post excelente. Olha só quem simplesmente escreve esse post, para todos os meros mortais (exagerei): o técnico de som do Ministério Nívea Soares, só!

    Legal mesmo. Tava faltando um site como esse a um bom tempo!

  6. JOAO RAYMUNDO disse:

    Muito importante este site e o seu trabalho.
    Seria interessante que informasse as revistas adequadas e os locais de cursos específicos para esta área.
    Dando assim melhor velocidade no processo de aprendizagem de uma mão-de-obra tão carente no mercado. Parabéns pelo site. Um grande abraço!

  7. Marcos Jr disse:

    Muito bom o site, aprendi muito com suas dicas, gostaria de saber mais sobre como montar um bom equipamento de som para minha igreja.

  8. Adson Santos disse:

    Mano tenho que agradecer e parabenizar, pois o conteúdo que vc está dispondo é mto difícil encontrar. E esse texto amadurece bastante o ponto de vista ministerial de muits Igrejas, e até mesmo do próprio profissional que ainda não enxerga como ministério.

  9. fagner almeida disse:

    Boa essa palavra.ministro de som , nunca tinha ouvido .fazer a obra de Deus e maravilhoso.i atraves da sonoplastia e uma benção.quero buscar mais conhecimento na area ministro de som.se DEUS mi der a oportunidade de com vc Jean Haberman.

Deixe uma resposta